O que é WEB?

Na internet significa uma maneira de estruturar trocas de comunicações entre computadores, por exemplo, você possui o seu computador e do outro lado do mundo há outro, que tem um site que você queira acessar.

Importante sabermos a “mágica” para que essa troca de informações ocorra e para isso precisamos compreender de forma mais detalhada como funciona essa tecnologia que será fundamental para a construção de nossas futuras aplicações. Além disso, precisamos também entender o que é e como programar, para que possamos nos comunicar com o computador.

No próximo tópico veremos os fundamentos da programação, como transformar as ideias e como funciona a WEB.

O que é Programar?

Programar é entender de algorítimos, que são por sua vez uma sequência lógica, passos para resolver um problema, usando a lógica de programação, que é como você aplica esses passos, ou seja, a construção do algorítimo.

Porém, como o computador entende? Ele pensa? A resposta é não, ele apenas processa e calcula as instruções passadas por você através da linguagem de programação com expressões que suportam os mais diferentes tipos de dados,

De maneira introdutória, rápida e de maneira bem superficial, podemos ver as “strings”, que são uma sequência de caracteres — numéricos, o nome já diz, números, boleano é um tipo de dado que diz se é verdadeiro ou falso — e esses dados são fundamentais para computador entender as instruções.

Desta forma, através da manipulação desses dados, é possível criar o seu algorítimo, porém é necessário ser bem detalhista quanto as instruções, já que um computador não pensam.

Em suma, programar é resolver problemas através da lógica, tendo isso bem claro em mente, tudo ficará mais fácil.

Como funciona a WEB?

A Web, ela é mais complexa do que apenas digitar o site no navegador, existe todo um processo por trás e é isso que veremos.

A Web como as pessoas normais conhecem é somente digitar o nome do site e entrar, esse seria o caminho fácil, mas não se limita a somente isso, veremos agora o caminho avançado, onde você digita, por exemplo https://cybernimbus.com.br, agora temos uma URL e por detrás das cortinas o que temos é o HTTP um protocolo que significa “Hypertext Transfer Protocol”, que possui como função trocar mensagem entre computadores, cliente e servidor.

Essa mensagem será enviada a um computador em diversos pedaços que chamamos de “chunks” e só então temos a URL, que significa “Uniform Resource Locator”, localizador e identificador de recursos, nesse caso o site. Essa primeira parte é apenas o processo de digitar e pressionar ENTER, então haverá o uso do protocolo para começar a comunicação.

Após a essa primeira etapa é então iniciada uma linha de comunicação, através de um outro protocolo chamado TCP, entre o cliente, que é o computador, dispositivo ou aplicativo que fez o pedido, no nosso caso o Browser, e o servidor, computador configurado para receber os pedidos e enviar respostas aos pedidos, e o TCP, que significa “Transmission Control Protocol”, que tem como função garantir que os pacotes(chunks) cheguem corretamente ao destino, já que eles vêm em diversos pedaços.

Feito isso, a linha de comunicação foi criada, mas quando você apenas digita cybernimbus.com o endereço precisa ser convertido em endereço de IP, através do DNS. IP significando “Internet Protocol”, mais um conjunto de regras, que possui como função endereçar os computadores — todos os computadores que estão conectados à internet possuem um IP — e DNS significando “Domain Name Servers”, tendo a função de converter um domínio em um endereço IP, domínio sendo de maneira simples, uma forma mais fácil de lembrarmos o IP, sem precisar digitar aquele grande aglomerado de números e pontos, bastando apenas digitar o nome associado aquele endereço.

A linha de comunicação foi feita, o endereço convertido em IP e agora você quer que esse pedido seja feito, no nosso caso queremos ver o site, que está percorrendo através de diversos Proxys — Proxy é qualquer dispositivo no meio do caminho entre o computador e o servidor — outros computadores, tendo a função de encaminhar os pacotes, passando de um para o outro, até chegar ao servidor.

O servidor analisa seu pedido e irá lhe responder, no caso de resposta positiva, retornará pela linha de comunicação, também em diversos pedacinhos até o dispositivo, Browser, montando o site para você, e esse processo ocorre diversas vezes para um único pedido, já que cada recurso (html, css, javascript, imagens, etc) é feita uma nova conexão.

Importante ressaltar que todo esse processo analisado serve apenas como uma visão geral de como funciona a Web, neste caso em específico, o que ocorre quando digitamos um endereço de site e pressionamos o ENTER, sendo o mesmo processo em se tratando de aplicativos para smartphones.


Créditos

Fonte: ROCKETSEAT